Revista Multidisciplinar de Pesquisas Acadêmicas do Nordeste - REPAN
http://www.repan.periodikos.com.br/article/668c2a28a953957dce1ecbf4
Revista Multidisciplinar de Pesquisas Acadêmicas do Nordeste - REPAN
Artigo

METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Inês Justino da Silva Lima, Mércia da Silva Pedro Celso, Leandro Quaresma de Sousa

Downloads: 0
Views: 63

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo sobre as metodologias ativas e a formação de um aluno protagonista. Nessa perspectiva, essas metodologias se referem a um processo de ensino que coloca no aluno o protagonismo de sua própria aprendizagem através de diversos mecanismos, tornando o processo atraente de forma que capte a atenção e interesse do aluno. Sendo assim, o objetivo deste estudo é investigar o referido processo nas práxis pedagógicas de ensino-aprendizagem, com fulcro a compreender e investigar as possibilidades e desafios da prática, assim como, a relação entre tais e o aluno protagonista. Os principais teóricos abordados foram Moran, Dewey e Berbel, dentre outros. O método desta pesquisa utilizou revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada com 10 educadores da educação básica. Constatou-se que as metodologias ativas estão sendo exploradas, porém, com alguns desafios, como por exemplo, a falta de recursos, impactando diretamente na formação do aluno protagonista. 

Palavras-chave

Aluno. Ensino. Protagonismo. Metodologias ativas.

Referências

Bacich, Lilian; Moran, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.

 

Berbel, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

 

Berbel, Neusi. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL, 2012.

 

Bollela, V. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618. Acesso em: 19 de agosto de 2023.

 

Borges, T. S.; Alencar, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, 3(4), 119-143, 2014.

 

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

 

De Figueiröa, Lindalva Mendonça et al. Os benefícios da aplicação de metodologias ativas e o uso do google classroom como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem entre professor-aluno. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 3, p. 65-71, 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.206>. Acesso em: 10 de agosto de 2021.

 

Dewey, J. Como Pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma exposição. Trad. Haydée Camargo Campos, 4. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

 

Dewey, John. Vida e educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2001.

 

Do Nascimento, Rebeka Moreira Monteiro; De Sousa, Haylan Cleiton Monteles. Tendências do século XXI:: o uso das metodologias ativas nos Institutos Federais. Educação e (Trans) formação, v. 1, n. 1, p. 28-43, 2023.

 

Fernandes, R. I.; Luz, R. A. B. M.; Poyor, R. M. B.; Brito, G. S.; Knoll, A. C. G. Metodologias ativas aplicadas no Ensino de Física para o Ensino Médio. Revista Tecnologias na Educação, v. 24, n. 10, p. 1–10, 2018.

 

Fernandes, Daniele Regina da Silva. Metodologias ativas de ensino: inovando o ensino para a construção de novos educandos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed .02, Vol. 05, pp. 35-47. fevereiro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/inovando-o-ensino, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/inovando-o-ensino

 

Freitag, I. H. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, 21(2), 20-31, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176https://periodi cos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176. Acesso em: 27 ago. 2023.

 

Garofalo, Débora. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Nova escola, v. 25, 2018.

 

Jófili, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas. v. 2, n. 2, p. 191-208, dez 2002.

 

Lopes, Gabriel César Dias. Educação ativa: protagonismp, interpessoalidade e diálogo. Cognitionis. Scientific Journal, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2020.

 

Melo, Bárbara de Caldas; Sant’ana, Geisa. A prática da metodologia ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino aprendizagem. Comum. Ciênc. Saúd., v.4, n.23, p.327-339, 2012.

 

Morán, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A., & Torres-Morales, O. E.  (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania, 2015.

aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG.

 

Morán, J. M.; Bacich, L. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, v. 25, 2015. Recuperado em 27 agosto, 2023, de: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-focoma-educacao-hibrida.aspx.

do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, 3(4), 119-143.

 

Oliveira da Silva, G.; Saramago de Oliveira, G.; Da Silva, M. M. Estudo de caso único: uma estratégia de pesquisa. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 78-90, 25 dez. 2021.

 

Prince, M. Does active learning work? A review of the research. Journal of engineering education, v. 93, n. 3, p. 223-231, 2004.

 

Rodrigues, K. G.; Lemos, G. A. DE. Metodologias ativas em educação digital: Possibilidades didáticas inovadoras na modalidade EAD. Ensaios Pedagógicos, v. 3, p. 29–36, 2019.

 

Silva, D. M. S. Metodologias Ativas: efeitos sobre os processos de subjetivação docente em uma instituição de ensino superior. São Paulo: Editora Dialética, 2020.

 

Souza, G. O. de; Tinti, D. da S. Metodologias ativas no ensino de matemática: panorama de pesquisas desenvolvidas em mestrados Profissionais. Tangram – Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 3, n. 1, p. 74-97, 2019. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10616>. Acesso em: 25 ago. 2021.

 

Souza, P. H. de. Metodologias Ativas: O que as escolas podem aprender. 1ª Edição. Belo Horizonte: Conhecimento Editora, 2020.

 

Studart, N. Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26512/rpf.v3i3.28857. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/28857. Acesso em: 2 set. 2023.

 

Tomaz, Ohana Rabelo et al. O uso da gamificação como metodologia ativa no ensino de biologia: uma revisão sistemática. 2022.

 

Valente, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. Metodologias Ativas Para Uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática, 26–44. 2018. Disponível em: <http://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/B/BACICH_Lilian/Metodologias_Ativas_Educacao_Inovadora/Lib/Amostra.pdf>. Acesso em 27 ago. 2023

 

Veredas, C. B. D. G.; Jandl Junior. Metodologias ativas e cultura Maker: um relato de experiência na FATEC Jundiaí. Fórum de Metodologias Ativas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 280–287, 2021. Disponível em: https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/37. Acesso em: 3 set. 2023.

 

Waltermann, M. E., Morgan Martins, M. I. Felicidade e trabalho na percepção dos professores do ensino superior: revisão integrativaPerspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade9(19), 175-194, 2022.

 

Weltman, D. A comparision of traditional and active learning methods: an empirical investigation utilizing a linear mixed model. PhD Thesis in Philophy. The University of Texas at Arlington, 2007.


Submetido em:
13/06/2024

Revisado em:
30/06/2024

Aceito em:
08/07/2024

668c2a28a953957dce1ecbf4 repan Articles
Links & Downloads

REPAN

Share this page
Page Sections