APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Leandro Quaresma de Sousa, Lígia Roberta Ferreira de Andrade
Resumo
A alfabetização tem sido uma questão controversa e problemática para os professores conhecidos como alfabetizadores ou dos anos iniciais, pois, existem várias metodologias, alunos de diversas realidades, além de professores com formações distintas. Esta tem como objetivo geral o de refletir a respeito do processo de alfabetização e letramento das crianças, observando suas potencialidades e limitações apresentadas diante dos discentes durante tal ciclo de aprendizagem, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois, em que se trata de uma pesquisa que tem como premissa, analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do processo de alfabetização e letramento na escola mencionada. Esta tratou-se de uma pesquisa bibligráfica. Concluímos que a função do professor, ao alfabetizar uma criança na perspectiva do letramento, sobretudo uma criança oriunda das classes sociais menos favorecidas, se amplia, pois esta é inserida no mundo da cultura escrita. Assim, alfabetizar letrando significa muito mais que um compromisso pedagógico, é também um compromisso político e social. A prática docente ideal para as classes de alfabetização é aquela que se preocupa em alfabetizar letrando. Essa prática é impedida pela falta de material didático adequado, de apoio pedagógico e de uma formação específica sobre alfabetização e letramento, como foi constatado nesse estudo.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Professor.
Palavras-chave
Referências
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 3.ed. São Paulo: Harper & Row, 1984.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
CHIABAI, Isa Maria. A influência do meio rural no processo de cognição de crianças da pré-escola: uma interpretação fundamentada na teoria do conhecimento de Jean Piaget. São Paulo, USP 1990.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
GONÇALVES, Elisa Pereira. Conversa sobre iniciação à pesquisa científica. 5. ed. São Paulo: Alínea Editora, 2012.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 14. ed. São Paulo: Ática, 1999.
PIAGET, J. A epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1972.
PIAGET, J. A construção do real na criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
ROSA, Adriana Padilha da. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Sol, 2012.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
_____. Letramento e Escolarização. São Paulo: Global, 2004
______. Alfabetização e letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2003
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Submetido em:
10/11/2023
Revisado em:
30/01/2024
Aceito em:
06/02/2024