A Aprendizagem Baseada em Projetos ABP e sua Estruturação
Maria Ivoneide Maximiano Silva
Resumo
A estudo buscou uma análise da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto das metodologias ativas para o ensino e aprendizagem de matemática e tem como objetivo analisar a eficiência desse processo de ensino e aprendizagem em matemática nos discentes por meio dos projetos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com a coleta de dados através de livros, artigos publicados em revistas, anais e congressos, como em bancas de teses e dissertações por meio de uma abordagem qualitativa, pois visa analisar a eficiência da ABP, com as contribuições de autores como HERNANDEZ (1998), PIAGET (1998), VYGOTSKY (1994) e BENDER (2014), entre outros. Este estudo tem como principais resultados a contextualização da aprendizagem de forma significativa e trouxe novas metodologias de ensino para o professor de matemática através das ABP, além de trazer novas táticas para o ensino e aprendizagem os projetos auxiliaram no desenvolvimento de autonomia e protagonismo dos discentes de modo a proporcionar uma aprendizagem significativa e de qualidade e um ensino que capacitou os professores com novos métodos pedagógicos.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
20/10/2024
Revisado em:
12/11/2024
Aceito em:
12/11/2024