Revista Multidisciplinar de Pesquisas Acadêmicas do Nordeste - REPAN
http://www.repan.periodikos.com.br/article/673e512fa953950b5a3a0652
Revista Multidisciplinar de Pesquisas Acadêmicas do Nordeste - REPAN
Artigo Científico

A Aprendizagem Baseada em Projetos ABP e sua Estruturação

Maria Ivoneide Maximiano Silva

Downloads: 0
Views: 32

Resumo

A estudo buscou uma análise da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto das metodologias ativas para o ensino e aprendizagem de matemática e tem como objetivo analisar a eficiência desse processo de ensino e aprendizagem em matemática nos discentes por meio dos projetos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com a coleta de dados através de livros, artigos publicados em revistas, anais e congressos, como em bancas de teses e dissertações por meio de uma abordagem qualitativa, pois visa analisar a eficiência da ABP, com as contribuições de autores como HERNANDEZ (1998), PIAGET (1998), VYGOTSKY (1994) e BENDER (2014), entre outros. Este estudo tem como principais resultados a contextualização da aprendizagem de forma significativa e trouxe novas metodologias de ensino para o professor de matemática através das ABP, além de trazer novas táticas para o ensino e aprendizagem os projetos auxiliaram no desenvolvimento de autonomia e protagonismo dos discentes de modo a proporcionar uma aprendizagem significativa e de qualidade e um ensino que capacitou os professores com novos métodos pedagógicos.

Palavras-chave

ABP. Ensino. Aprendizagem. Projetos.

Referências

ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar novas formas de aprender. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.

BOSS, S.; KRAUSS, J. Reinventing Project Based Learning: Your Field Guide to RealWorld Projects in the Digital Age. Washington: International Society For Technology In Education, 2007. 200 p.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan-jun 2011.

BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

CASTRO, J. B. Construção do conceito de covariação por estudantes do Ensino Funamental em ambientes de múltiplas representações com suporte das tecnologias digitais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

DELISLE, R. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA, 2000.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1995.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 1998.

NUNES, Rosemeri Coelho. Mídias aplicadas na educação e AVEA. Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2012.

SOUZA e DOURADO. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, ano 31, vol. 5, 2015.

VARK, D. T. Estilos de aprendizagem dos estudantes de medicina e suas implicações. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.29, n. 1, jan./abr, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1987.


Submetido em:
20/10/2024

Revisado em:
12/11/2024

Aceito em:
12/11/2024

673e512fa953950b5a3a0652 repan Articles
Links & Downloads

REPAN

Share this page
Page Sections