Desafios e Possibilidades para a Educação Inclusiva
Ginna Elka Bezerra Silva
Resumo
Este estudo visa ampliar a reflexão quanto aos desafios e possibilidades que são encontrados na inclusão de alunos com necessidades especiais na rede de ensino regular, demonstrando a necessidade de novos olhares, metodologias diferenciadas, adaptação arquitetônica e capacitação profissional para uma aprendizagem com qualidade. Através de uma revisão bibliográfica qualitativa, busca também uma compreensão sobre a importância da família durante todo o processo escolar, onde esta ajuda como ponte entre escola e comunidade, permitindo com que a criança se sinta em um ambiente seguro para o desenvolvimento de suas potencialidades e de sua autonomia, favorecendo o envolvimento das diversidades e construindo cidadãos mais compreensivos, críticos e conhecedores de seus direitos.
Palavras-chave
Referências
AZEVEDO, Joaquim (1993). Educação para Todos. Ponte para o Futuro. In Cadernos PEPT 2000. Educação para Todos. Ministério da Educação, nº 2, p. 8.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. – 35. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.
BUSCAGLIA, L. Os deficientes e seus pais. Um desafio ao aconselhamento. Rio de Janeiro: RJ: Editora Record, 1993.
COSME, Ariana; Trindade, R. Manual de sobrevivência para professores. Porto: ASA, 2002.
MANTOAN, M. T. E. Compreendendo a deficiência mental. Novos caminhos educacionais. São Paulo: Scipione, 2004
MAYOR, F. Prefácio da Declaração de Salamanca, in UNESCO: Declaração de Salamanca. Lisboa: 1.1. E, 1994
REY, F.G. & Martinez, A.M. (1989). La personalidad: su educación y desarrollo. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos os no século XXI. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Inclusão: Revista da Educação Especial. Ano I. nº 01. Outubro/2005. Brasília: MEC/SEESP.
SERRA. D.C.G. A inclusão de uma criança com autismo na escola regular: desafios e processos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, UERJ, 2004. Entre o limite e a esperança. Sobre a inclusão de alunos autistas em escolas regulares. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) - Departamento de Psicologia, PUC-Rio. 2008.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.
Submetido em:
22/10/2024
Revisado em:
10/11/2024
Aceito em:
10/11/2024