Os Blogs como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem no Contexto Educacional
Ginna Elka Bezerra Silva
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar os limites e possibilidades dos blogs como ferramenta de ensino e aprendizagem no contexto educacional brasileiro. A pesquisa ocorreu a partir de pesquisa bibliográfica pelo qual foram indicados alguns trabalhos que abordaram o assunto sobre o potencial dos blogs na Educação, articulando com referenciais que discutem as tecnologias da informação e da comunicação com essa especificidade.
Palavras-chave
Referências
CARMO, B. B. T.; BARROSO, S. H. A.; ALBERTIN, M. R. Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção. Revista Produção Online, v.10, n.4, 2010.
FAVA, Rui. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.
MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
PEREIRA, Teresa Avalos; TARCIA, Rita Maria Lino; SIGULEM, Daniel. Uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação superior. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/225.pdf>. Acesso em: 15 set. 2024.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica... 6. ed. São Paulo: Loyola, 2012.
SILVA, Nestor Almeida da. A metodologia colaborativa com uso de blogs desenvolvidos na disciplina de Administração pública em ambiente virtural de aprendizagem. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 10-22 set. 2012. São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2012.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC, 2010.
Submetido em:
14/10/2024
Revisado em:
12/11/2024
Aceito em:
12/11/2024