Revista Multidisciplinar de Pesquisas Acadêmicas do Nordeste - REPAN
http://www.repan.periodikos.com.br/article/67798263a95395596077e8b4
Revista Multidisciplinar de Pesquisas Acadêmicas do Nordeste - REPAN
Artigo Científico

A Gamificação da Avaliação como Estratégia no Engajamento de Estudantes do Ensino Fundamental

Maria Micaele Nogueira Barbosa Ramalho

Downloads: 0
Views: 26

Resumo

Este artigo descreve os conceitos de avaliação da aprendizagem e gamificação, expõe como a gamificação da avaliação pode ter um efeito positivo no desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alunos, motivando-os e engajando-os nas atividades avaliativas gamificadas. As estratégias de gamificação para avaliar os estudantes, os principais elementos que as estruturam, alguns exemplos de plataformas gamificadas foram demonstradas para ilustrar alguns desses conceitos. A metodologia adotada foi de pesquisa bibliográfica, considerando os conceitos de avaliação da aprendizagem e gamificação. Os resultados encontrados apontam que, a avaliação gamificada altera a maneira do desenvolvimento do processo avaliativo, tornando o momento mais atraente e eficiente para os alunos e professores.

Palavras-chave

Gamificação. Avaliação. Ensino fundamental. Engajamento.

Referências

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiência de aprendizagem engajadoras. 2. ed. revisada e ampliada. São Paulo: Dsveditora, 2015.

CONCEIÇÃO, José Luís Monteiro da. Teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar. Revista Educação pública, Maio 2016.

Diaz, Joice Martins. A avaliação gamificada e formativa como proposta de metodologia ativa mediada por aplicativo para dispositivo móvel. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) - Centro Universitário Internacional UNINTER. Curitiba, 2020. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/473/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Joice%20Diaz.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 ago. 2024

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Carlos Cipriano. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, 2000. Porto Alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000. Disponível em: <http://municipios.prod.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/documentos/2013/4-o-que-e-mesmo-o-ato-de-avaliar-aprendizagem_0.pdf>. Acesso em 20 jun. 2024.

SEIXAS, Luma da Rocha. A efetividade de mecânicas de gamificação sobre o engajamento de alunos do ensino fundamental. 2014. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CIn, Ciência da Computação, Recife, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11567/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luma%20da%20Rocha%20Seixas.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2024.


Submetido em:
21/10/2024

Revisado em:
22/11/2024

Aceito em:
22/11/2024

67798263a95395596077e8b4 repan Articles
Links & Downloads

REPAN

Share this page
Page Sections