Revista Multidisciplinar de Pesquisas Acadêmicas do Nordeste - REPAN
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Artigo Científico

EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO HISTÓRICO

Mércia da Silva Pedro Celco; Inês Justino da Silva Lima; Leandro Quaresma de Sousa;

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Resumo

O presente artigo tem como principal finalidade refletir sobre a educação infantil e o surgimento das políticas públicas educacionais. Nessa perspectiva iniciaremos uma discussão reflexiva sobre o processo histórico evolutivo que influenciaram as políticas públicas e suas concepções de infância na educação, assim como as leis que protegem as crianças e as identificam como cidadão de direito. As propostas na educação infantil, bem como a criação de diferentes órgãos para o atendimento da criança de 0 a 6 anos, apoia-se na história da Educação na Europa e no Brasil discutindo o processo de criação das primeiras instituições pedagógicas ocorridas entre o século XV e início do século XXI e o processo de organização da Educação Infantil como política pública.  À luz de análise documental e bibliográfica foi possível constatar que as políticas e as concepções pedagógicas que fundamentaram a história da Educação Infantil no Brasil transitaram da assistência à educação.

Palavras-Chave: Educação infantil. Contexto Histórico. Políticas Públicas.

Palavras-chave

Educação infantil. Contexto Histórico. Políticas Públicas.

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Submetido em:
01/07/2024

Revisado em:
30/07/2024

Aceito em:
30/07/2024

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