Pressupostos Teóricos e Metodológicos da Avaliação Educacional
Maria Ivoneide Maximiano Silva
Resumo
O artigo explora os pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação educacional, discutindo sua evolução histórica, práticas contemporâneas e impacto na qualidade do ensino. A avaliação é apresentada como um processo essencial para garantir o desenvolvimento integral dos alunos e para subsidiar decisões pedagógicas fundamentadas. Abordando conceitos de teóricos como Luckesi, Freire e Zabala, o texto destaca a importância de um planejamento detalhado e de práticas avaliativas inclusivas, que respeitem as individualidades dos estudantes e promovam uma educação crítica e emancipatória.
Palavras-chave
Referências
AZEVEDO, Raquel de Moraes. Avaliação da aprendizagem: do fazer mecânico à intencionalidade teórico-metodológica emancipatória. Dissertação – Universidade Federal do Maranhão. São Luís – MA, 2007.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394/96. Brasília: MEC, dez. 1996.
CARPIM, Lucymara. Avaliação da aprendizagem. 1 ed. – Curitiba-PR: IESDE, 2020.
CORDEIRO, Jaime. Didática. 2 ed. – São Paulo: Contexto, 2012.
FANTINEL, Cristiane Aparecida. Avaliação do ensino e aprendizagem escolar: relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática pedagógica. Dissertação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Francisco Beltrão – PR, 2018.
FORNO, Márcia Rakel Grahl Dal. Avaliação da educação e da aprendizagem. 2 ed. – Curitiba-PR: IESDE Brasil, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 68 ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
GÓMEZ, A. I. Pérez; SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. A avaliação no ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa, 4 ed. – ArtMed, 1998 (p. 295 – p. 351).
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Renata Leite de; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Diferença e insubordinação criativa: negociando sentidos com a avaliação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 4, p. 91-105, 2017.
PIRONEL, Márcio. Avaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação. Rio Claro/ SP. Tese de doutorado apresentada na Universidade Estadual Paulista, 2019.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa – Porto Alegre: Artmed, 1998.
Submetido em:
20/10/2024
Revisado em:
12/11/2024
Aceito em:
12/11/2024