Importância do Brincar no Processo de Aprendizagem da Criança
Ginna Elka Bezerra Silva
Resumo
A família é o primeiro vínculo social no qual o indivíduo tem contato. É a família quem se insere a criança no meio social onde há pessoas que não fazem parte do seu ciclo familiar, na maioria das vezes esse segundo contato acontece no ambiente escolar. Tendo em vista que família e a escola são responsáveis por garantir o desenvolvimento do infantil é necessário buscar formas que promova o aprendizado. No contexto pedagógico é importante encontrar meios que facilite o aprendizado e proporcione interação social das crianças, desta forma o brincar surge como proposta facilitadora para o desenvolvimento infantil, pois brincadeiras, brinquedos e jogos estão presentes na vida do indivíduo desde seus primeiros meses. Inserir o lúdico no ambiente escolar tende a tornar o meio confortável, pois o brincar é uma atividade comum e natural da criança. Jogos e brincadeiras são capazes de contribuir positivamente para o desenvolvimento das funções cognitivas e motoras, proporcionar socialização, estimular a criatividade, e conceder a oportunidade para a criação de soluções.
Palavras-chave
Referências
FARIAS, MAYRHON J. ABRANTES; WIGGERS, INGRID DITTRICH; FREITAS, TAYANNE DA COSTA. Minha brincadeira favorita na escola: Uma análise da cultura lúdica de crianças de São Luís –MA. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5835. Acesso em: 11 Out. 2024.
FONSECA, PAULA DUARTE; SILVA, MARGARETE PEREIRA DA; LEITE, PETTERSON SOARES. A influência do lúdico no desenvolvimento infantil. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/123. Acesso em: 19 Out. 2024.
GARCIA, MONICA C. BRANCOVAN. A importância dos jogos e brincadeiras no processo ensinoaprendizagem da educação infantil. Disponível em: https://unilogos.org/revista/wp-content/uploads/2020/04/A-IMPORT%C3%82NCIA-DOS-JOGOS-E-BRINCADEIRAS-NO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM-DA-EDUCA%C3%87%C3%83O-INFANTIL.pdf. Acesso em: 29 Set. 2024.
MARQUES, CIRCE MARA; FERNANDES, SUSANA BEATRIZ; SILVA, EZEQUIEL THEODORO DA. O brincar nos discursos de estudantes de Pedagogia: certezas em suspenso. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/TGtwvSqvNcZN7FVzmSYkqwR/?lang=pt&format=html. Acesso em: 23 Set. 2024.
LIMA, GEORGE ALMEIDA; SILVA, MARIA L. GONÇALVES DA. Linguagem corporal e comunicação: a criança e o brincar. Revista Interfaces, revisão de literatura, v. 9 n. 1. 2021. Disponível em: https://interfaces.unileao.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/884. Acesso em: 25 Set. 2024.
LOPES, GABRIEL C. DIAS. A neurociência à serviço da aprendizagem e da educação. Disponível em: https://cognitioniss.org/wp-content/uploads/2020/07/Revista-Cientifica-Cognitionis_Semestre-I-2020.pdf#page=111. Acesso em: 06 Out. 2024.
RODRIGUEZ, LUCIANE DANTAS. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil. Disponível em: https://cognitioniss.org/wp-content/uploads/2020/07/Revista-Cientifica-Cognitionis_Semestre-I-2020.pdf#page=111. Acesso em: 30 Set. 2024.
SOBRAL, SUZANA SANTIAGO. A importância do brincar na educação infantil – a perspectiva de Piaget, Vygotsky e Kishimoto. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID5921_19052019094030.pdf. Acesso em: 08 Out. 2024.
SOUZA, ALINE JULIANA; RODRIGUES, ELLEN DE ALBUQUERQUE; SILVA, EUNICE DE ALBUQUERQUE; MAGALHÃES, IRIA PEDROSA DE; RODRIGUES, SELMA DE ALBUQUERQUE; ANDRADE, WÂNIA DENISE DA COSTA. O Brincar em Vygotsky: Educação Infantil. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6159. Acesso em: 09 Nov. 2024.
TONUCCI, FRANCESCO. O direito de brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6897. Acesso em: 27 Out. 2024.
Submetido em:
22/10/2024
Revisado em:
10/11/2024
Aceito em:
10/11/2024